Programa é fruto de parceriaPrograma é fruto de parceria entre secretarias e universidades e foca a saúde do agricultor
A Prefeitura de João Monlevade realiza no município o Projeto Proagri Saúde, um programa de monitoramento da agricultura familiar que tem como foco a saúde do produtor agrícola local. O projeto é uma parceria das secretarias municipais de Saúde, através da Vigilância em Saúde (Visa), de Meio Ambiente e de Desenvolvimento, Inovação e Projetos Estratégicos, juntamente com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e com o Centro Público de Economia Popular Solidária.
Na manhã desta terça-feira (2), uma equipe de estudantes de Medicina da Ufop e da Uemg esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santo Hipólito, que é a unidade mais próxima da agricultura familiar no município, onde forneceram informações e orientações sobre a importância da avaliação da água para o consumo humano.
Ainda pela manhã, a equipe, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, visitou a Escola Estadual Antônio Loureiro Sobrinho, também no bairro Santo Hipólito, onde trataram sobre a importância da qualidade da água e sobre a dengue para os alunos. Logo após as visitas, a equipe realizou a coleta de amostras de água de sete nascentes nas proximidades dos bairros Santo Hipólito, Tanquinho I e Tanquinho II para análise.
Já na tarde da terça-feira, foi ministrada uma palestra sobre “O Risco Sanitário nos Ambientes, das Águas de Nascentes Contaminadas e Intervenção da Gestão Municipal”, pela professora da Ufop, Maria Célia Lanna. O tema foi direcionado aos agentes comunitários de saúde e de endemias do município e a palestra aconteceu no auditório do Centro Educacional.
Presente à palestra, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), enalteceu o projeto e elogiou a iniciativa que se dedica aos pequenos produtores rurais. “Toda ação em prol da saúde é bem vinda e será apoiada pelo nosso governo. Só tenho elogios a fazer ao Programa Proagri, que se preocupa com a saúde do trabalhador da agricultura familiar, tão importante para nossa economia e nosso dia a dia. Agradeço o empenho de todos os envolvidos e parabenizo a união de todos nesse projeto”, destacou o prefeito.
As ações da equipe do Proagri contaram com a participação dos secretários municipais de Saúde, Raquel Paiva Drumond, de Meio Ambiente, Fernanda Ávila e de Desenvolvimento, Inovação e Projetos Estratégicos, Gilberto Barcelos.
A secretária de Saúde, Raquel Drumond, destacou que o programa tem como objetivo fortalecer as ações estratégicas da Vigilância em Saúde, no contexto da agricultura familiar. “O Proagri Saúde visa o desenvolvimento, o crescimento e a qualidade de vida dos pequenos produtores e agricultores de nosso município. Sem dúvida, se preocupar com a qualidade de nossas águas e tratar de temas tão importantes, como doenças advindas de águas contaminadas e arboviroses, nunca foi tão importante. Estamos muito felizes com essas parcerias e com essa união de forças, sempre em prol da comunidade”, afirmou a secretária. entre secretarias e universidades e foca a saúde do agricultor