A Prefeitura de João Monlevade, por meio das secretarias municipais de Obras e de Serviços Urbanos, está executando uma série de intervenções em bacias de contenção e córregos da cidade. As ações têm como objetivo principal reforçar a segurança da população, garantir maior eficiência no sistema de drenagem e reduzir os impactos das chuvas, especialmente no período chuvoso.
Na última quarta-feira (24), foi realizada a limpeza e manutenção da bacia de contenção do bairro José de Alencar, localizada na rua Cristiano Guimarães, nas proximidades do velório municipal. O trabalho incluiu serviços de desassoreamento, remoção de resíduos, roçada e manutenção da drenagem, assegurando o pleno funcionamento da estrutura.
Já estão programadas intervenções em outras importantes locais do município como em três bacias no Parque do Areão serão feitos serviços de limpeza, roçada e desassoreamento; na bcia do Baú, próxima à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será realizada manutenção e recuperação de dispositivos de drenagem; e nos córregos urbanos em diferentes regiões da cidade serão promovidas ações contínuas de limpeza manual e mecânica, visando a preservação do leito natural e a prevenção de pontos de alagamento.
O secretário municipal de Obras, Gustavo Maciel, destacou que o planejamento técnico dessas ações é fundamental para reduzir os riscos de enchentes. “A manutenção periódica das bacias e córregos é indispensável para que João Monlevade esteja preparada para o período de chuvas. Nosso objetivo é garantir que as estruturas funcionem de forma adequada, trazendo mais segurança para a população”, frisou.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas, ressaltou a importância da integração entre as pastas. “Essas ações envolvem equipes das duas secretarias e demonstram que, quando trabalhamos de forma conjunta, conseguimos dar respostas mais rápidas e eficazes à cidade. A limpeza e a conservação dos córregos e das bacias são medidas preventivas que fazem toda a diferença”, pontuou.
O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) reforçou que a administração vem trabalhando para manter a execução periódica desses serviços. “Essas intervenções refletem a responsabilidade da gestão em agir de forma preventiva, sempre com foco no bem-estar das pessoas e na preservação ambiental”, afirmou.
Já a vice-prefeita, Dorinha Machado (MDB) lembrou que “o compromisso do governo é oferecer à população uma cidade mais segura e preparada para os momentos de adversidades climáticas”.
As bacias de contenção, também conhecidas como estruturas de detenção ou retenção, cumprem papel essencial no controle de cheias, retardando o escoamento das águas pluviais e reduzindo a sobrecarga no sistema de drenagem urbana. As ações de manutenção nos córregos contribuem para melhorar o fluxo das águas e minimizar riscos de erosões e enchentes.






