Edit Template

Câmara entrega Moção de Aplausos ao Corpo de Bombeiros de João Monlevade.


Em solenidade realizada na noite dessa quarta-feira, 21, a Câmara Municipal realizou a entrega da Moção de Aplausos ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – Unidade de João Monlevade, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade e em comemoração ao primeiro ano de atuação da corporação no município.

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Belmar Diniz (PT), que destacou o comprometimento, a eficiência e a importância do trabalho realizado pelos militares desde a instalação da unidade. “É um reconhecimento mais do que merecido pelo trabalho exemplar e essencial que os bombeiros vêm desenvolvendo não só em João Monlevade, mas em toda a região”.

Receberam a moção em nome da corporação o Subcomandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar, Hoberdan Inácio da Silva, e a Tenente Isabela Alves Calaes, representante da unidade instalada em João Monlevade.

Discursos

O vereador Belmar Diniz destacou a longa trajetória na luta pela instalação da unidade no município, mencionando os esforços de mais de dez anos e a parceria com outros vereadores como Thiago Titó e Gentil Bicalho. Ainda em sua fala, Belmar parabenizou a corporação pelo trabalho social desenvolvido por meio do projeto Bombeiro Mirim, em parceria com a Fundação Crê-ser.

Belmar cedeu uma parte do seu discurso para o Tenente Anderson Ferreira, que foi o primeiro comandante da unidade no município. Por sua vez, o tenente relembrou os desafios enfrentados para a instalação da corporação na cidade. Ele destacou a luta de mais de 20 anos pela implantação do serviço, ressaltando o papel fundamental de vereadores, do Executivo e de diversas instituições locais. Anderson também reforçou o orgulho em ter feito parte do início das atividades da unidade e agradeceu o acolhimento da comunidade: “Foi uma luta, mas hoje colhemos os frutos com o reconhecimento e o carinho da população. O Corpo de Bombeiros sempre será o amigo nas horas certas.”

Em discurso, a tenente Isabela Cales agradeceu a homenagem recebida e destacou o compromisso da Corporação em atender a comunidade. “Receber esta Moção de Aplausos nos enche de alegria e responsabilidade. Ela representa não apenas o reconhecimento pelo trabalho já realizado, mas também o compromisso de seguir servindo João Monlevade com coragem, dedicação e cuidado com a vida,”

O subcomandante Hoberban Inácio agradeceu o empenho da Prefeitura e Câmara para que a unidade fosse instalada no município. “A instalação do Corpo de Bombeiros em João Monlevade só foi possível graças à união de esforços entre o Executivo, o Legislativo e diversas instituições locais. A Câmara de Vereadores teve um papel decisivo na concretização desse sonho antigo da comunidade,”

A vice-prefeita, Dorinha Machado, celebrou o primeiro ano de atuação da corporação e agradeceu, em nome do governo municipal, pelo trabalho essencial que os bombeiros vêm realizando. Ela também parabenizou a Fundação Crê-Ser, em nome da diretora Helenita Pinto de Melo Lopes, pela parceria com o projeto Bombeiro Mirim. “Apenas um ano de atuação na nossa cidade, mas já sentimos como esta corporação essencial para todos nós.”

Para o presidente da Casa, Fernando Linhares, a homenagem é um reconhecimento mais que merecido. “Esta Moção de Aplausos simboliza o reconhecimento público de um trabalho essencial, dedicado e heroico, que tem feito a diferença desde o início das atividades da corporação em nossa cidade. A atuação dos bombeiros representa segurança, agilidade, empatia e cuidado com a vida”.

Sobre o Corpo de Bombeiros

A Unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em João Monlevade iniciou suas atividades no dia 29 de abril de 2024, data de aniversário do município. A sede provisória está localizada na Rua Castanheira, no bairro Sion, e atende, além de João Monlevade, os municípios de Bela Vista de Minas, Nova Era, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba e Alvinópolis.

Desde o início das operações até 20 de agosto de 2025, foram registradas 2.247 ocorrências, entre atendimentos pré-hospitalares, salvamentos, combates a incêndios e ações de prevenção.

A unidade começou com uma escala reduzida (12×36) e 7 militares por turno. Após três meses, passou para o regime padrão de 24×72, com efetivo de 20 militares, incluindo um profissional da saúde, mantendo quatro militares por dia no serviço operacional.

Hoje, a unidade conta com cinco veículos especializados: auto bomba para combate a incêndios; auto salvamento leve para salvamentos e capturas de animais; unidade de resgate para atendimento pré-hospitalar; auto salvamento florestal (ASF) usado para acessos em áreas de difícil alcance; e a carretinha para captura de animais silvestres ou agressivos de grande porte.

Além das ações operacionais, a unidade desenvolve o Projeto Bombeiro Mirim, em parceria com a Fundação Crê-Ser, atendendo 70 crianças e adolescentes com atividades educativas, disciplinares e sociais, promovendo cidadania e integração com a corporação.

Compartilhar artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monlevade em Ação

Carlos Alves

Há 16 anos, damos voz à população de João Monlevade, destacando suas necessidades e cobrando responsabilidades do poder público. 

Nosso compromisso é com uma cidade melhor para todos!

Edit Template

© Monlevade em Ação – By @Trem.mkt