Nove projetos de resolução que concedem títulos e diplomas foram aprovados durante a reunião extraordinária dessa quinta-feira, 5, da Câmara Municipal de João Monlevade. As matérias reconhecem pessoas e instituições que se destacam pelos serviços prestados ao município nas áreas social, cultural, profissional e comunitária.
O vereador Marquinho Dornelas (Republicanos) teve aprovadas duas homenagens. Por meio do Projeto de Resolução nº 497/2025, ele concede o Título de Cidadão Honorário ao senhor Bruno Marques de Oliveira, em reconhecimento à sua trajetória marcada pela resiliência, empreendedorismo e impacto positivo em João Monlevade. Já pelo Projeto de Resolução nº 500/2025, a homenageada é a médica Ana Carolina Mangini Pinto Coelho, que receberá o Título de Filha Ilustre do Município pelo trabalho ético, dedicado e humano na área da saúde, levando o nome de João Monlevade com destaque no cenário nacional e internacional.
O vereador Sidney Bernabé também é autor de duas homenagens. O Projeto de Resolução nº 501/2025 concede o Título de Cidadã Honorária à médica Solange de Paiva Bichuetti Araújo, em reconhecimento aos mais de 40 anos de contribuição à medicina, sendo referência em anestesiologia e clínica médica. Já o Projeto de Resolução nº 502/2025 homenageia o médico Enéas Antunes de Oliveira, que receberá o Título de Cidadão Honorário pelos relevantes serviços prestados à saúde pública e privada na região.
O vereador Belmar Lacerda Silva Diniz também teve aprovados dois projetos. Pelo Projeto de Resolução nº 499/2025, ele concede o Diploma de Honra ao Mérito à senhora Helenita Pinto Melo Lopes, pelos relevantes serviços sociais prestados, especialmente na Fundação Municipal Crê-Ser. Já com o Projeto de Resolução nº 505/2025, Belmar homenageia a defensora pública e professora Renata Martins de Souza, que receberá o Título de Filha Ilustre do Município pela sua dedicação à defesa dos direitos da população e à educação jurídica.
O vereador Leles Pontes é autor do Projeto de Resolução nº 494/2025, que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao cantor e artista plástico Josagno Motta Fonseca, em reconhecimento à sua contribuição para a cultura local e regional, encantando o público com seu talento e criatividade.
Por meio do Projeto de Resolução nº 503/2025, o vereador Fernando Linhares Pereira presta homenagem à 17ª Companhia Independente de Polícia Militar de João Monlevade, que receberá o Diploma de Honra ao Mérito pelo trabalho exemplar na promoção da segurança pública, no combate à criminalidade e na defesa da paz social.
Já o vereador Vanderlei Cardoso Miranda é autor do Projeto de Resolução nº 504/2025, que concede o Título de Cidadão Honorário ao senhor José Geraldo Rocha, reconhecendo sua dedicação e relevantes serviços prestados à comunidade monlevadense.
As homenagens aprovadas são uma forma de o Legislativo reconhecer publicamente o trabalho, a dedicação e o impacto positivo dessas personalidades na construção de uma João Monlevade mais justa, próspera e acolhedora.
A entrega das homenagens ocorrerá no dia 4 de julho.