Edit Template

João Monlevade divulga programação completa da Semana Literária Entrelinhas.

[19:47, 25/09/2025] Carlos Alves: A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia que a partir do dia 1º de outubro a Policlínica, localizada no bairro Belmonte, retomará seu funcionamento no horário regular, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Essa decisão é resultado do cenário atual, que mostra controle efetivo dos casos de síndrome gripal e dengue na cidade, além da diminuição na demanda de atendimentos após as 17h nessa unidade.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Raquel Drumond, a medida faz parte de um planejamento estratégico para otimizar recursos e garantir que o atendimento continue eficiente e acessível para toda a população. “Durante um ano e dois meses, mantivemos o horário estendido em três unidades para enfrentar o pico das doenças respiratórias e da dengue. Hoje, com essas situações sob controle, estamos ajustando o atendimento para focar onde a procura é maior”, explica Raquel.

O horário estendido de atendimento será mantido no CSU Loanda e na UBS Dr. José Nelson Fagundes (bairro Novo Cruzeiro), que continuarão funcionando das 17h às 22h, proporcionando mais opções e comodidade para a população que necessita de atendimento fora do horário comercial tradicional.

A Prefeitura reforça que a população de João Monlevade não ficará desassistida e que a readequação do horário da Policlínica visa proporcionar um serviço de saúde mais eficiente e direcionado às necessidades reais da comunidade. Caso haja necessidade, o horário estendido poderá ser reavaliado e retomado.
[19:48, 25/09/2025] Carlos Alves: João Monlevade divulga programação completa da Semana Literária Entrelinhas

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura divulgou a programação da Semana Literária Entrelinhas, que será realizada entre os dias 6 e 11 de outubro, com atividades em diversos espaços da cidade. O evento reúne contações de histórias, rodas de conversa, lançamentos de livros, oficinas, saraus, palestras e shows, sempre valorizando a literatura como ferramenta de educação, cultura e transformação social.

A abertura da semana será na segunda-feira (6), no Floresta Clube, com a contação de histórias “Biodiversidade: cuidando da mãe Terra”, de 8h as 11h, voltada para os alunos da Escola Estadual Antônio Papini. A proposta é provocar reflexões sobre meio ambiente, modos de vida, consumo e produção, resultando em cartazes com desenhos dos estudantes. À tarde, de 14h as 16h, o mesmo espaço recebe a roda de conversa “Carta da Terra”, com o grupo da Terceira Idade coordenado pela servidora Rosemary Drumond, conhecida como Pepê, em que serão discutidas questões entre passado, presente e futuro, culminando na escrita de uma carta às próximas gerações.

Também no dia 6, de 14h as 16h, no Centro de Convivência Espaço Bem Viver, ocorre a atividade “Diversidade: Escrita de vivências”, com as escritoras Luzia Inês Martins e Bel Araújo. A atividade será aberta à comunidade e aos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), estimulando a empatia e o respeito às diferenças por meio da escrita.
Ainda na noite de segunda-feira (6), a Semana Literária Entrelinhas promove o lançamento do livro “Por trás das chamas”, do humanista e ex-ministro de Direitos Humanos do Governo Lula, Nilmário Miranda. O evento está programado para 19h, no Centro de Economia Popular Solidária, e contará com a presença da presidente do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de João Monlevade, Alvinópolis, Dom Silvério e Nova Era (Sintramon) Letícia Lemos Gouveia , e dos professores da Doctum, Deivide Júlio Ribeiro e Eloá Monteiro de Barros, em evento voltado a autoridades, escolas, universidades e entidades locais.

Na quarta-feira (8), a partir das 17h, no Centro de Economia Popular Solidária, tem início a exposição e venda de livros de autores regionais, feira literária e sebo. Às 19h, o escritor Kaio Carmona ministra a palestra “Os daqui, os de lá – a poética de Brasil e Angola”, destinada a alunos da EJA, escritores e comunidade em geral. Logo após, às 20h30, haverá apresentação dos alunos de violino da Fundação Casa de Cultura, sob regência da professora Tayra, intercalada com sarau literário e microfone aberto.

Na quinta-feira (9), a programação começa às 15h, no Serviço de Saúde Mental de João Monlevade (Sesamo), com um Sarau Literário e Varal de Poesias, direcionado aos alunos. As atividades continuam, às 16h, no Centro de Economia Popular Solidária com o Café das Letras, encontro de escritores monlevadenses. Às 16h30, terá a roda de conversa “Deleites e desafios da literatura independente”. À noite, às 19h, haverá lançamentos de livros e antologias de escritores da cidade e, às 20h30, o público confere o show litero-musical com Rômulo Rás. Começa neste dia também e segue até o sábado (11) a exposição de capas de livros lançados nas décadas de 80 e 90, de Francisco de Paula Santos (Barcelona).

A sexta-feira (10) traz programação intensa no Centro de Economia Popular Solidária. Às 14h, o escritor Marcos Lizardo ministra a oficina “Ler e escrever é só querer?”, voltada para alunos do 9º ano da Escola Luiz Prisco, incentivando a prática da leitura e escrita com exercícios e um sarau improvisado. Às 18h30, Samuel Victor apresenta a palestra “Autismo – escrevendo as emoções”. Às 20h, será promovido o sarau aberto de poesia e, às 21h, a noite encerra com show do cantor Bruno Felga, em apresentação solo.

O último dia da programação, sábado (11), começa com a feira literária e o sebo, de 7h as 14h, com exposição e venda de livros de autores regionais no Centro de Economia Popular Solidária. Às 14h, no Parque do Areão, a escritora Flávia Oliveira conduz a contação de histórias “Vamos abraçar o mundinho”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Já às 16h, no Bem Viver, será aberta a exposição “Corpo da Palavra”, da artista Danielle Oliveira, que ficará em cartaz até o dia 31 de outubro. A mostra, inspirada em intercâmbio no Peru, reúne obras em telas, shapes de skate e maquetes, explorando letreiros populares e versos de MCs, filósofos e poetas. A curadoria é de Gabriel Lima Guerra, o Confuso.

Para a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio, a Semana Literária Entrelinhas é mais que um evento. “É um espaço de troca, aprendizado e inspiração, que convida a cidade a mergulhar na imaginação, fortalecer sua identidade cultural e celebrar o poder da palavra”, pontuou.

Com atividades que unem escritores, leitores, escolas, entidades e comunidade, a Semana Literária Entrelinhas reforça o papel da palavra como expressão criativa e como ferramenta de transformação social e cultural em João Monlevade.

Compartilhar artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monlevade em Ação

Carlos Alves

Há 16 anos, damos voz à população de João Monlevade, destacando suas necessidades e cobrando responsabilidades do poder público. 

Nosso compromisso é com uma cidade melhor para todos!

Edit Template

Sobre

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

© Monlevade em Ação – By @Trem.mkt