Edit Template

Prefeitura de João Monlevade dá posse à nova Cipa para gestão 2025/2026,Comissão reforça compromisso com segurança do trabalho e valorização dos servidores.

A Prefeitura de João Monlevade realizou, nessa terça-feira (9), a cerimônia de posse da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa), gestão 2025/2026. O colegiado foi constituído conforme determina a Norma Regulamentadora nº 5, com cinco representantes titulares e quatro suplentes eleitos pelos trabalhadores, além de cinco titulares e quatro suplentes indicados pela Administração.

Ao todo, foram contabilizados 1.370 votos, sendo nove nulos e 13 em branco, o que demonstra a participação expressiva dos servidores no processo e o engajamento com a pauta da segurança do trabalho.

Durante a solenidade, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) destacou a importância da Cipa no fortalecimento da saúde ocupacional no serviço público. “Mais do que cumprir uma exigência legal, a Cipa é uma ferramenta de cuidado coletivo. É a voz dos trabalhadores dentro do ambiente de trabalho e um espaço de diálogo fundamental para que possamos avançar em políticas de prevenção e valorização dos nossos servidores”, afirmou o prefeito.

A engenheira de Segurança do Trabalho da Prefeitura, Renata Aparecida de Freitas Vitor, reforçou que o município tem avançado significativamente em práticas preventivas. “Em 2024 registramos um baixo índice de acidente de trabalho no município. Esse resultado é fruto da união de esforços entre a gestão e os servidores, mostrando que a prevenção é o melhor caminho”, ressaltou.

O secretário de Administração, Ricardo Oliveira, também ressaltou a relevância do colegiado. “A posse desta nova gestão da Cipa é um momento de renovação e de reafirmação do compromisso da Prefeitura com a saúde e o bem-estar dos nossos trabalhadores”, disse.

Importância da CIPA

Criada para prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a Cipa tem papel essencial na promoção de um ambiente laboral mais seguro e saudável. O colegiado atua no mapeamento de riscos, na proposição de medidas corretivas e na conscientização sobre boas práticas de segurança, sendo um elo estratégico entre os servidores e a Administração.

Projeto Acolher: saúde mental em pauta

Outro destaque apresentado na cerimônia foi a consolidação do Projeto Acolher, lançado em 2024. A iniciativa promove apoio psicológico, rodas de conversa, palestras e ações de bem-estar, voltadas para a saúde mental dos servidores.

“Não basta cuidar da integridade física, é preciso olhar também para a saúde emocional e para a qualidade de vida no serviço público. O Projeto Acolher vem transformando essa realidade em João Monlevade”, enfatizou Renata Freitas.

Confira a nova composição da CIPA (2025/2026)

Eleitos pelos trabalhadores

Titulares: José Geraldo Alves de Castro, Alexsandra Aparecida Pinto Dias, Leonardo Cirilo Napoleão, Regina Célia dos Santos Felicidade e Priscilla da Silva Oliveira.

Suplentes: Silvana Costa Guerra, Elizabeth Aparecida Batista, Valéria Cristina de Jesus Moreira e Júlia Lima Linhares de Assis.

Indicados pela Administração

Titulares: Elisângela Geralda de Oliveira Silveira, Márcia Aparecida Ferreira, Josefa de Morais, Luciene Aparecida Caetano Siqueira e Geraldo Miguel de Souza.

Suplentes: Paola Emanuele Vieira Morais, Ronaldo Dias Coelho, Marta Gomes Teixeira, Gilvan Morais Santiago e Adriano

Compartilhar artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monlevade em Ação

Carlos Alves

Há 16 anos, damos voz à população de João Monlevade, destacando suas necessidades e cobrando responsabilidades do poder público. 

Nosso compromisso é com uma cidade melhor para todos!

Edit Template

© Monlevade em Ação – By @Trem.mkt