A Prefeitura de João Monlevade deu início à implantação do Serviço de Família Acolhedora. No último dia 17, foi publicada a portaria 587/2025 que nomeia o servidor Wellington Caetano da Silva como articulador de implantação do serviço no município.
Previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e respaldado pelo Marco Legal da Primeira Infância, o Serviço de Família Acolhedora é uma alternativa ao acolhimento institucional e oferece a crianças e adolescentes a oportunidade de serem cuidados em um ambiente familiar temporário, até que possam retornar à família de origem ou serem encaminhados à adoção.
A função de Articulador é essencial neste processo, com atribuições que incluem a mediação entre os órgãos da rede de proteção social, coordenação da comissão municipal de implantação, elaboração do plano de trabalho, realização de ações de mobilização e sensibilização da sociedade civil, além do diálogo com órgãos estaduais e federais para apoio técnico.
De acordo com Wellington, esse é mais um importante passo para a proteção da infância e da adolescência em João Monlevade. “A implantação do serviço em João Monlevade segue as diretrizes da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e será planejada com responsabilidade e compromisso com a participação de todos os serviços e atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Acredito que, juntos, com o comprometimento de toda a rede e da comunidade, podemos garantir um cuidado mais humano e acolhedor às crianças e adolescentes que mais precisam,”destacou o servidor.
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) falou sobre a importância do serviço. “A implantação do Serviço de Família Acolhedora em João Monlevade representa um avanço importante na forma como cuidamos e protegemos nossas crianças e adolescentes. Esse é um compromisso que assumimos com a dignidade, o respeito e o afeto que cada criança merece. Queremos oferecer mais do que abrigo: queremos garantir um lar temporário com carinho, acolhimento e segurança”, disse Laércio.
Para saber mais sobre como funciona o Serviço de Família Acolhedora e quais os passos para sua implementação, a população pode acessar o site oficial da campanha nacional: familiaacolhedora.org.br.