Edit Template

Prefeitura de João Monlevade realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social.

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu na terça-feira (24), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”. O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos e foi aberto à participação de toda a população.

O principal objetivo da Conferência foi discutir propostas para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social, com foco no controle social, na participação popular e nos avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Em seu discurso, a secretária municipal de Assistência Social, Rita de Cássia da Cruz Souza discorreu sobre o tema. “A Assistência Social é uma política de direitos. Não é favor, não é caridade. É dever do Estado e direito de todo cidadão que dela necessita. O SUAS representa uma conquista da sociedade brasileira, organizando de forma descentralizada a proteção social a quem mais precisa”, disse Rita. A secretária falou sobre a importância da conferência, como forma de reafirmar o compromisso com a democracia e a construção de propostas concretas para fortalecer a rede de proteção. “Esta conferência é um espaço de decisão. Os desafios são muitos, mas a união entre gestores, trabalhadores, conselhos e usuários é nossa força para transformar realidades”, concluiu.

O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) ressaltou o compromisso do seu governo com a Assistência Social.  “Criamos o cartão cidadão, que beneficia 400 famílias mensalmente. Oferecemos auxílio às mães, através do auxílio natalidade. Para um melhor acolhimento à comunidade, adquirimos e reformamos a Casa Bem Viver, que também abriga o Cras Novo Cruzeiro. Criamos o Cras Dona Preta, expandindo nossa área de cobertura. Criamos e mantivemos em funcionamento a Residência Inclusiva, uma política de acompanhamento dos moradores de rua já está em construção. Também trabalhamos em outras frentes, pelo lado social, sempre em parceria com o Conselho de Assistência Social, não por força da lei, mas como forma de ouvir a população monlevadense e de forma participativa garantindo que viva a democracia. Por isso, vejo como estratégia a participação e contribuição de cada um de vocês, presentes nessa conferência, analisando com responsabilidade o que foi feito e propondo o que ainda é preciso ser feito, além dos desafios do SUAS”, disse o prefeito. 

Compartilhar artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monlevade em Ação

Carlos Alves

Há 16 anos, damos voz à população de João Monlevade, destacando suas necessidades e cobrando responsabilidades do poder público. 

Nosso compromisso é com uma cidade melhor para todos!

Edit Template

© Monlevade em Ação – By @Trem.mkt